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CME FEATURES – PAGING – SCCP

04 nov

Estarei iniciando uma série de posts sobre IP Telephony Express, colocando informações sobre determinados assuntos desse tema. Alguns posts desse assunto conterão apenas teorias e outros também conterão configurações para partes práticas. Os desse segundo tipo (como é o caso desse post aqui) serão divididos em duas partes: JOGO RÁPIDO e VISÃO DETALHADA. Abaixo segue uma explicação de cada parte:

EXPLICAÇÃO DAS PARTES DESSE TÓPICO

JOGO RÁPIDO: Para quem já sabe do assunto e/ou está apenas interessado em ver um exemplo de configuração sobre uma determinada feature, essa parte será a indicada, pois basicamente conterá um breve resumo do que é a feature e um exemplo (ou mais de um) de como configurar essa determinada Feature.

VISÃO DETALHADA: Para quem não conhece a feature ou quer aprender um pouco mais sobre ela, pode ir direto para essa parte (sem precisar ler nada do Jogo rápido) pois esta conterá o máximo de informações que eu puder concatenar sobre o assunto, além dos mesmos exemplos da parte anterior.

JOGO RÁPIDO

O paging é uma feature do CME que permite ao usuário enviar uma mensagem de voz, em tempo real, para um ou mais grupos de ramais, ligando apenas para um número piloto.

COMO CONFIGURAR O PAGING PARA SCCP:

ephone-dn 10   
 number 777    
name All-phones  
paging ip 239.1.1.1 port 2000 

Após isso, basta ir na configuração de e-phones e colocá-los nos respectivos grupos:

ephone 1
mac-address xxxx.xxxx.xxxx
button 1:1
 paging-dn 10
 Type 7960
!
ephone 2
 mac-address 000d.4132.f7e4
 button 1:4
 paging-dn 10
!
ephone-dn 1
Number 1001
name User1
 Label User1 
!
ephone-dn 2
Number 1002
name User2
 Label User2 
!

Com essa configuração, quando um usuário ligar para o ramal 777, os ramais 1001 e 1002, associados respectivamente aos ephones 1 e 2, atenderão automaticamente a chamada e o que o usuário chamador falar será ouvido pelos atendentes.

VISÃO DETALHADA

Quem nunca assistiu algum filme que envolva cenas de médicos recebendo mensagens através de um aparelho pequeno chamado pager (também chamado carinhosamente de bipe). Esse aparelho foi muito popular na década de 80 e 90 mas ainda é utilizado hoje em dia no “mundo médico” e em alguns restaurantes. Ele é feito basicamente para o envio e recebimento de mensagens curtas (antigamente, ele apenas emitia bips, onde o receptor, ao ouví-los, tinha que ligar para uma central e ouvir a mensagem destinada a ele). No caso da medicina, informa para o médico qual o quarto e o paciente que está precisando de atendimento urgente ou no caso do restaurante, informa para o cliente que o seu pedido está pronto.

Bem, avançando um pouco mais no tempo, chegamos ao nosso bom e querido amigo Cisco Unified Communications Manager Express (ou CME para os mais íntimos), onde a Cisco “pegou” essa ideia do pager de enviar mensagens e adaptou para os telefones. Surge então o audio paging da Cisco, que basicamente é uma forma de enviar mensagens de áudio para um ou mais telefones.
Então, supondo que você tenha um callcenter, com 10 atendentes e pretende mandar uma mensagem de audio para todos eles informando que o horário de saída será adiantado em 1 hora. Você liga para o número de paging e fala. Automaticamente os telefones que estiverem configurados para o grupo irão aceitar essa chamada e os usuarios ouvirão a sua voz em tempo real. Quando você terminar de falar e desligar o telefone, os demais telefones retornarão ao estado normal.

Como pré-requisito, os usuários que irão receber a mensagem precisam estar utilizando speakerphones. Outro detalhe é que, se o telefone estiver em uso, ele simplesmente ignora o paging. Porém durante uma mensagem de paging, o telefone pode ser utilizado normalmente. Isso pode parecer meio inútil, se pensarmos em e-mails ou coisas do tipo, mas é um recurso bem interessante.

CARACTERÍSTICAS E LIMITES

As principais características e limites são:

  • Essa feature foi inserida na versão 2.0 do Callmanager Express, porém apenas para suporte a SCCP. Somente na versão 9.0 do CME foi implementado o suporte a SIP.
  • Pode ser integrado a um sistema de audio paging já existente, através de interfaces analógicas como E&M por exemplo.
  • Não existe um limite determinado de IP Phones que podem ser inseridos em um Paging Group. Porém, deve-se lembrar que, dependendo do modelo de roteador que esteja utilizando, existe um número finito de ephones e ephone-dns suportados pelo equipamento. Dessa forma, o limite de IP Phones estará dentro desse limite do modelo.
  • Bem como o item anterior, levando em conta que o Paging Group é um ephone-dn e este possui um número limitado dependendo do roteador, o limite para a quantidade de Paging Groups será determinada por esse critério.
  • Cada IP Phone pode pertencer diretamente a apenas um único Paging Group. Porém pode-se mesclar os grupos (será visto isso com mais detalhes).
  • Funciona tanto para SCCP quanto para SIP (A configuração para SIP será mostrada em outro Post).
  • É recomendado utilizar o endereçamento multicast dentro da rede 239.1.1.0 e a porta 2000. Um detalhe é que, em redes pequenas há a possibilidade de não utilizar multicast. Basta, no comando paging-dn x, adicionar o comando nessa mesma linha unicast. Porém isso só pode ser feito para até 10 ramais. Além disso, deve-se utilizar multicast. (Nos exemplos, estarei utilizando multicast).

COMO CONFIGURAR

Para configurar o paging, primeiro deve-se configurar um número piloto, que será o ramal do pager. Vamos usar como exemplo o ramal 777.  Você pode também dar um nome ao paging, para o caso de serem diferentes grupos de telefones. Nesse exemplo, vamos chamar de PG_Group_1.

OBS:(em azul são apenas meus comentários dos comandos, se copiar e colar em um roteador, funcionará normalmente, pois estão precedidos de !! que nega qualquer coisa após ele, e consequentemente não aparecerá no show running do roteador e nem será reconhecido como comando errado!):

ephone-dn 10   !!(Habilita o ephone-dn).
 number 777    !!(Número que será usado para paginação).
 name PG_Group_1  !!(Apenas um nome para identificação. Opcional).
 paging ip 239.1.1.1 port 2000  !!(Endereço e porta multicast para envio da mensagem aos telefones).

Após isso, basta ir na configuração de e-phones e colocá-los nos respectivos grupos:

ephone 1  !!(Habilita o ephone).
 mac-address xxxx.xxxx.xxxx !!(Mac address ficticio para esse exemplo. Deve ser substituído).
 button 1:1  !!(associação do ephone ao ephone-dn).
 paging-dn 10 !!(associação do ephone ao grupo de paginaçao).
 Type 7960  !!(Aqui eu usei um tipo qualquer de telefone).
!
ephone 2
 mac-address 000d.4132.f7e4
 button 1:4
 paging-dn 10
!

ephone-dn 1  !!(Aqui foi criado um ramal para testes).
Number 1001
name User1
 Label User1 
!
ephone-dn 2
Number 1002
name User2
 Label User2 
!

Com essa configuração, quando um usuário ligar para o ramal 777, os ramais 1001 e 1002, associados respectivamente aos ephones 1 e 2, atenderão automaticamente a chamada e o que o usuário chamador falar será ouvido pelos atendentes.

MESCLANDO PAGING GROUPS

Um outro recurso bem interessante do audio paging da Cisco, é a possibilidade de criação de grupos e mesclagem desses grupos. Em outras palavras: Supondo que em sua empresa, você possua os setores de CallCenter, Suporte Técnico e Vendas. Você pode criar um ramal de Paging diferente para cada um desses grupos. Com isso, você pode filtrar quem irá receber a informação que você está enviando.

Além dos ramais de paging para os grupos isolados, existe ainda a possibilidade de criar um outro ramal, englobando vários grupos. Então, no exemplo de nossa empresa fictícia, podemos criar um ramal que englobe todos os outros grupos. Detalhe: Podem ser englobados no máximo 10 grupos em um mesmo ramal.

Para testar, podemos fazer a configuração para uma empresa fictícia, onde teremos:

  • o ramal 7000 sendo o ramal gerência (que não fará parte de nenhum grupo, apenas enviara as mensagens para os outros.
  • O ramal 7001, pertencente ao grupo CallCenter (com o Paging-DN 7777).
  • O ramal 7002, pertencente ao grupo Suporte Tecnico (com o Paging-DN 7778).
  • O ramal 7003, pertencente ao grupo Vendas (com o Paging-DN 7779).
  • Um Paging-DN 7780 que englobará os 3 grupos supracitados.

TOPOLOGIA DESSA CONFIGURAÇÃO

TOPOLOGIA

Então, vamos que gamo!!! Estou utilizando aqui, 3 telefones 7940 e 1 telefone 7960.

Primeiro, vamos preparar o roteador para receber os telefones:

!
ip dhcp excluded-address 172.22.10.1 172.22.10.99
!
ip dhcp pool VOZ
network 172.22.10.0 255.255.255.0
default-router 172.22.10.1
option 150 ip 172.22.10.1
!

!
interface GigabitEthernet0/0
ip address 172.22.10.1 255.255.255.0
duplex auto
speed auto
!

!
tftp-server flash0:/P0030801SR02.bin alias P0030801SR02.bin
tftp-server flash0:/P0030801SR02.loads alias P0030801SR02.loads
tftp-server flash0:/P0030801SR02.sb2 alias P0030801SR02.sb2
tftp-server flash0:/P0030801SR02.sbn alias P0030801SR02.sbn
!

!
telephony-service
no auto-reg-ephone
max-ephones 50
max-dn 200
ip source-address 172.22.10.1 port 2000
load 7960-7940 P0030801SR02.loads
max-conferences 8 gain -6
transfer-system full-consult
create cnf-files version-stamp Jan 01 2002 00:00:00
!

Agora, vamos configurar os 4 ramais para comunicação básica:

!
ephone-dn 1
number 7000
label User1
name User1
!
!
ephone-dn 2
number 7001
label User2
name User2
!
!
ephone-dn 3
number 7002
label User3
name User3
!
!
ephone-dn 4
number 7003
label User4
name User4
!

!

ephone  1
device-security-mode none
mac-address 0013.1978.3F66
type 7960
button  1:1
!
!
!
ephone  2
device-security-mode none
mac-address 0013.606D.4440
type 7940
button  1:2
!
!
!
ephone  3
device-security-mode none
mac-address 0013.6086.04F6
type 7940
button  1:3
!
!
!
ephone  4
device-security-mode none
mac-address 0013.6086.074D
type 7940
button  1:4
!

Nesse momento, iniciaremos a configuração dos pagings groups:

!
ephone-dn 10
number 7777
name CALLCENTER
paging ip 239.1.1.1 port 2000  !!(Note que aqui, foi usado o Multicast Ip com o final .1. Nos seguintes, serão utilizados Multicasts IPs diferentes deste).
!
!
ephone-dn 11
number 7778
name SUPORTE_TECNICO
paging ip 239.1.1.2 port 2000
!
!
ephone-dn 12
number 7779
name VENDAS
paging ip 239.1.1.3 port 2000
!
!
ephone-dn 13
number 7780
name PG-TODOS
paging ip 239.1.1.4 port 2000
paging group 10,11,12  !!(É aqui que a mágica da mesclagem acontece, com esse simples comando).
!

Agora, basta inserir os telefones nos Paging Groups:

!
ephone 2
device-security-mode none
mac-address 0013.606D.4440
paging-dn 10  !!(Inserido no grupo Callcenter, com o ramal de grupo 7777).
type 7940
button 1:2
!
!
!
ephone 3
device-security-mode none
mac-address 0013.6086.04F6
paging-dn 11  !!(Inserido no grupo Suporte Tecnico, com o ramal de grupo 7778).
type 7940
button 1:3
!
!
!
ephone 4
device-security-mode none
mac-address 0013.6086.074D
paging-dn 12  !!(Inserido no grupo Vendas, com o ramal de grupo 7779).
type 7940
button 1:4
!

PARA TESTAR

  • Com o ramal 7000, efetue uma chamada para o número 7777. Somente o ramal 7001 irá atender automaticamente a chamada. Se o telefone tiver autofalante, ele atenderá nesse modo. Se tiver um fone de ouvido, atenderá nesse modo.
  • Com o ramal 7000, efetue uma chamada para o número 7778. Somente o ramal 7002 irá atender automaticamente a chamada. Se o telefone tiver autofalante, ele atenderá nesse modo. Se tiver um fone de ouvido, atenderá nesse modo.
  • Com o ramal 7000, efetue uma chamada para o número 7779. Somente o ramal 7003 irá atender automaticamente a chamada. Se o telefone tiver autofalante, ele atenderá nesse modo. Se tiver um fone de ouvido, atenderá nesse modo.
  • Com o ramal 7000, efetue uma chamada para o número 7780. Todos os ramais irão atender automaticamente a chamada.

PARA VERIFICAÇÃO

Os comandos abaixo, são para verificação das configurações de paging:

  • show running-config
  • show telephony-service ephone-dn
  • show telephony-service ephone

LE GRAND FINALE

É isso aí!!! Tudo isso que foi informado aqui, foi testado em um LAB e funcionou muito bem! Em um próximo post, estarei fazendo isso utilizando SIP.

Abraços!!!

!

!

!

!

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2 Respostas para “CME FEATURES – PAGING – SCCP

  1. BestTaylor

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