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CDR NO CALLMANAGER EXPRESS USANDO FTP

04 jul
O QUE É?
 
Call Detail Records ou simplesmente CDR é um registro detalhado de chamadas que contém informações sobre cada chamada realizada pelos telefones gerenciados pelo CallManager ou CallManager Express. Neste artigo cobriremos apenas o cenário do CallManager Express (CME).
Origem da chamada, destino da chamada, data/hora em que a chamada chamada foi iniciada, tempo de duração da chamada e hora em que a chamada foi concluída estão entre as informações que compõem o CDR do CME.
PARA QUE SERVE?
 
Essa solução permite um gerenciamento mais preciso dos gastos com telefonia realizados pelos usuários do sistema, além de permitir uma auditoria dos recursos e utilizações da rede de telefonia. O arquivo com os CDR de cada chamada é gerado em um padrão de formato csv (separado por vírgulas) pelo Callmanager.
É ideal utilizar um programa de bilhetagem de terceiros que trabalhe com esses arquivos de CDR gerados pelo CME. Essas aplicações possuem muitas ferramentas que geram relatórios e gráficos de gastos mensais, semanais, diários, por usuário, por grupos, por ramal, etc.
Entre os softwares de bilhetagem, já trabalhei com o BillyBlues da empresa StoneVoice e o Summus da empresa com o mesmo nome do programa.
MAIS SOBRE…
Como dito anteriormente, o CDR é um registro detalhado das chamadas realizadas pelo CME. Quando as chamadas são realizadas, o roteador contendo o CME armazenas as informações sobre essas ligações, armazena em buffer e após um período pré-determinado de tempo, envia o montante de informações sobre as chamadas para algum local de armazenamento especificado nas configurações.
Existem 3 métodos que o CME pode utilizar para realizar o armazenamento das informações: Método de armazenamento de arquivo (FTP), Syslog e Radius. O primeiro é o mais fácil e mais barato dos 3 métodos. O Radius é exatamente o contrário. Nesse artigo, será falado sobre o método de armazenamento de arquivo. Posteriormente, estarei postando os outros 2 métodos.
Quando é utilizado esse método, as informações são armazenadas em formato (.csv) e podem ser armazenados na memória flash (O que não recomendo) ou em um servidor FTP externo.
É altamente recomendado entender como é a lógica do arquivo CDR gerado pelo Callmanager. Ele possui as seguintes características:
  • Cada arquivo CDR é armazenado em um formato .csv onde os campos são separado por vírgulas.
  • Os arquivos CDR possuem uma os campos em uma ordem predefinida, onde os campos que não possuem informação coletada são deixados em branco.
  • Um CDR é gerado para cada chamada e para cada serviço acionado durante a chamada. Por exemplo: Supondo que durante uma chamada, o serviço de transferência de chamadas é acionado, dois CDRs são gerados:
    • Um para a chamada básica.
    • Um para o serviço de transferência de chamadas.
Usando o método de armazenamento de arquivo, pode ser configurando um servidor FTP secundário. Se o primário falhar, o CME tentará enviar para o primário a quantidade de vezes definida e então passa a enviar para o secundário. Para voltar ao primário, o processo é manual (será explicado no campo “COMO FAÇO” desse artigo). Caso os dois servidores FTP parem de responder, o processo de coleta de informações pára, o roteador mostra um log de erro e novos CDR são dropados até que o FTP volte a funcionar e o processo seja reiniciado no roteador (será explicado no campo “COMO FAÇO” desse artigo).
O CME guarda as informações na própria memória antes de enviar para o servidor (esse tempo é configurável), porém pode ser forçado a enviar para o servidor através de um comando a qualquer momento (será explicado no campo “COMO FAÇO” desse artigo).
Os arquivos gerados pelo Callmanager Express podem ser de 3 formatos:
  • Formato detalhado (Detailed File Accounting Format)
  • Formato compacto (Compact File Accounting Format)
  • Templates personalizados (Customized Accounting Templates)

-> FORMATO DETALHADO

Nesse formato, o CDR é composto por 124 campos de informações sobre as chamadas. Nem sempre todos os campos são preenchidos, pois alguns são informações que muitas vezes precisam que um serviço seja acionado. Esse é o formato padrão de coleta de CDR no CME. A tabela 1, no final desse artigo, mostra todos esses campos e o que cada um significa. Abaixo tem-se um exemplo de um CDR detalhado, no formtado .csv (Pois se eu colocar como tabela ficará demasiado extenso para essa página).
11780434730,8,1,1,”9D4B0CA F74711DB 800D96DB A749148A”,”0163″,””,”11:17:23.413 pdt Tue May 1 2007″,”11:17:23.413 pdt Tue May 1 2007″,”11:17:26.023 pdt Tue May 1 2007″,”11:17:53.243 pdt Tue May 1 2007″,”10 “,”normal call clearing (16)”,””,0,””,0,0,0,0,”5105550160″,”5105550160″,”0163″,””,””,”0 ms”,20005,29,28,0,0,”0 ms”,””,””,”g711ulaw”,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,27,”Tariff:Unknown”,””,”0″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:5105550160″,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:5105550160″,” “,””,””,”0163″,””,””,”RegularLine”,””,””,””,””,””,”CXFER”,”05/01/2007 11:17:53.239″,0,17,9D4B0CA F74711DB 800D96DB A749148A,”1BD61″,8,0,5,”5105550163″,”5105550160″,”3002″
-> FORMATO COMPACTO
O formato compacto, como o nome diz, possui “bem” menos informações sobre a chamada do que o anterior. Para ser mais preciso, é composto dos 23 primeiros atributos contidos na tabela 1 desse artigo. O comando para ativar esse formato é cdr-format compact.
Abaixo, segue um exemplo de CDR compacto:
11783007890,16,1,1,”36CDEBEC F99E11DB 8025D2A3 19FAB826″,”6002″,””,”10:46:26.329 pdt Fri May 4 2007″,”10:46:26.329 pdt Fri May 4 2007″,”10:46:27.149 pdt Fri May 4 2007″,”10:46:29.899 pdt Fri May 4 2007″,”10 “,”normal call clearing (16)”,””,0,””,0,0,0,0,”5105550160″,”5105550160″,”6002″,”TWC”,”05/04/2007 10:46:26.333″,”5105550160″,”6002″,0,16,36CDEBEC F99E11DB 8025D2A3 19FAB826,10,””,””,””,””
 
-> FORMATO PERSONALIZADO
Há também a opção de criar uma forma de coleta de informações baseadas nas necessidades de bilhetagem do cliente.
COMO FAÇO?
 
Mãos à obra…
Pré-requisitos:
Cisco IOS versão 12.4(20)T ou superior.
Utilizado no Lab:
Para fazer esse laboratório, foram utilizados os seguintes equipamentos:
  • Roteador: 1 x CISCO2921/K9
  • IOS: c2900-universalk9-mz.SPA.152-4.M2(1).bin
  • Telefones: 2 x 7940
  • Switch: 1 x 2960
  • FTP: FTP server instalado em um notebook Dell.
Topologia
 
A topologia é bastante simples:
 Imagem
Configurações de conectividade entre os equipamentos:
Para não tornar esse artigo extenso demais, vou focar apenas nas configurações necessárias para o funcionamento do CDR. Dessa forma, deve-se ter em mente que os telefones precisam estar registrados no Callmanager Express e deve haver conectividade entre os equipamentos, inclusive liberação de portas do FTP (20 e 21).
Comandos para ativar o serviço de Coleta de informações das chamadas:
 
enable
configure terminal
gw-accounting file
primary ftp 172.22.1.10/ username anonymous password anonymous
maximum buffer-size  15
maximum retry-count 3
maximum fileclose-timer 300
maximum cdrflush-timer 245
end
OBS: Se ao fizer esses comandos acima, você receber uma mensagem de erro no debug voip dump-file-acct como essa:
33647325: Sep 17 13:51:56.768: %VOICE_FILE_ACCT-3-DUMPFAIL: Could not dump to remote file – open ftp://cme:cme @10.10.44.106/.FNGBRDRS01TC.09_17_2013_13_51_55.240. Error=1541(Unknown error 1541)Pode ser porque o seu servidor FTP não está aceitando o formando do nome do arquivo. Então, basta alterar o comando primary ftp 172.22.1.10/ username anonymous password anonymous para “primary ftp 172.22.1.10/cdr username anonymous password anonymous” onde o “/cdr” faz com que o seu arquivo fique com o nome cdr.hostname-data.xxx, fazendo com que o nome do arquivo gerado não inicie com um “.” “ponto”.

OBS2: Esse problema aconteceu quando usei em um cliente com servidor Linux.

Explicação dos comandos:
gw-accounting file: Habilita o método de armazenamento de arquivo.
primary ftp 172.22.1.10/ username anonymous password anonymous: Define o endereço e pasta, além do usuário e senha do servidor FTP para armazenamento dos arquivos contendo os CDRs que forem coletados. Pode-se adicionar um outro servidor FTP através do mesmo comando, porém substituindo o primary por secondary.
 
maximum buffer-size: Define o tamanho máximo de buffer do arquivo, antes de ser enviado para o servidor. O valor é dado em Kbytes e varia de 6 a 40, sendo 20 o valor padrão.
maximum retry-count: Define a quantidade máxima de vezes que o roteador vai tentar conexão com o servidor FTP primário antes de mudar para o secundário ou parar de coletar informações. O valor varia de 1 a 5, sendo 2 o padrão.
maximum fileclose-timer: Define o tempo máximo de CDR, em minutos, que o roteador vai ficar gravar em um arquivo antes de iniciar outro. O valor varia de 60 a 1440 (24 horas). O valor padrão é 1440.
maximum cdrflush-timer: Define o tempo máximo, em minutos, que o roteador vai manter os dados de CDR no buffer antes de gravar em um arquivo. O Valor varia de 1 a 1435, sendo o padrão 60. Ou seja, se o padrão for mantido, o roteador mantém o CDR das chamadas no buffer por 1 hora. Passado esse tempo ele grava em um arquivo e o mantém na memória flash. Passado 24 horas ele envia para o servidor FTP que estiver disponível.
Outros comandos:
Com os comandos acima, a coleta de CDR funcionará perfeitamente. Porém, existem mais alguns comandos que são úteis:
cdr-format {compact | detailed}: Define qual o formato de CDR será utilizado. O Padrão é o detailed.
 
acct-template: {template name | callhistory-detail}: Define os atributos das chamadas que serão coletados. O nome do template define um template para padronizar o formato. o Callhistory-datailed todos os atributos do formato CDR escolhido.
 
file-acct flush {with-close | without-close}: Força a gravação dos CDRs armazenados no buffer e envia para o servidor FTP.
file-acct reset: Esse comando é altamente importante. Força o roteador a voltar a utilizar o servidor FTP primário, no caso de uma falha ter ocorrido mas já ter sido solucionada. Se o roteador perder comunicação com o FTP, ele tentará todas as vezes definidas e, se não tiver nenhum outro servidor FTP configurado, irá parar o serviço de coleta de informações. Somente volta a coletar se for aplicado esse comando.
debug voice fileacct: Usado no modo privilegiado, mostra mensagens relacionadas a coleta de atributos do CDR.
 
debug voip dump-file-acct: Também usado no modo privilegiado, mostra as mensagens relacionadas com a gravação do arquivo contendo cdr.
 
CONCLUSÃO
 
Ao ser aplicado os comandos no roteador, tendo sido previamente providenciada a conectividade entre os dispositivos envolvidos, foram geradas chamadas entre os telefones 1004 e 1005. Foi enviado para a pasta Home do servidor FTP um arquivo com o seguinte nome: .CME.07_04_2013_15_49_50.
Ao ser aberto o arquivo com o notepad, foi vista a seguinte saída:
1372952966,35,0,1,”E8AC48CD E3F711E2 802FE23D A1161059″,””,””,”15:47:47.454 UTC Thu Jul 4 2013″,””,”15:47:49.024 UTC Thu Jul 4 2013″,”15:49:26.544 UTC Thu Jul 4 2013″,””,””,”answer”,0,””,0,0,0,0,”1004″,”1004″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,98,”Tariff:Unknown”,””,”0″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:1004″,””,””,””,””,””,””,””,””,”1005″,””,””,”RegularLine”,””,””,””,””,””,”TWC”,”07/04/2013 15:47:47.456″,”1004″,””,0,19,E8AC48CD E3F711E2 802FE23D A1161059,23,””,””,””,””,”dn:unique,usr:,tag:4″,”cme”,””,””,””,””
1372952966,36,0,1,”E8AC48CD E3F711E2 802FE23D A1161059″,””,””,”15:47:48.258 UTC Thu Jul 4 2013″,””,”15:47:49.028 UTC Thu Jul 4 2013″,”15:49:26.548 UTC Thu Jul 4 2013″,””,””,”originate”,0,””,0,0,0,0,”1004″,”1004″,”1005″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,98,”Tariff:Unknown”,””,”0″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:1004″,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:1004″,””,””,””,”1005″,””,””,”RegularLine”,””,””,””,””,””,”TWC”,”07/04/2013 15:47:48.260″,”1004″,”1005″,0,20,E8AC48CD E3F711E2 802FE23D A1161059,24,””,””,””,””,”dn:unique,usr:,tag:5″,”cme”,””,””,””,””
1372952984,39,0,1,”243D4E84 E3F811E2 8034E23D A1161059″,””,””,”15:49:27.384 UTC Thu Jul 4 2013″,””,”15:49:30.284 UTC Thu Jul 4 2013″,”15:49:44.904 UTC Thu Jul 4 2013″,””,””,”answer”,0,””,0,0,0,0,”1004″,”1004″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,15,”Tariff:Unknown”,””,”0″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:1004″,””,””,””,””,””,””,””,””,”1005″,””,””,”RegularLine”,””,””,””,””,””,”TWC”,”07/04/2013 15:49:27.392″,”1004″,””,0,21,243D4E84 E3F811E2 8034E23D A1161059,27,””,””,””,””,”dn:unique,usr:,tag:4″,”cme”,””,””,””,””
1372952984,40,0,1,”243D4E84 E3F811E2 8034E23D A1161059″,””,””,”15:49:28.198 UTC Thu Jul 4 2013″,””,”15:49:30.288 UTC Thu Jul 4 2013″,”15:49:44.908 UTC Thu Jul 4 2013″,””,””,”originate”,0,””,0,0,0,0,”1004″,”1004″,”1005″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,15,”Tariff:Unknown”,””,”0″,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:1004″,””,””,””,””,”ton:0,npi:0,pi:0,si:0,#:1004″,””,””,””,”1005″,””,””,”RegularLine”,””,””,””,””,””,”TWC”,”07/04/2013 15:49:28.196″,”1004″,”1005″,0,22,243D4E84 E3F811E2 8034E23D A1161059,28,””,””,””,””,”dn:unique,usr:,tag:5″,”cme”,””,””,””,””
1372952990
 
TABELAS
TABELA 1
ITENS DO ARQUIVO CDR
No. Field Name Type Description
0 unix_time Long System time stamp when CDR is captured.
1 call-id Long Value of the Call-ID header.
2 cdr-type Long Template used: 0=None; 1=Call history detail; 2=Custom template
3 leg-type Long Call leg type: 1= Telephony; 2=VoIP; 3=MMOIP; 4=Frame Relay; 5=ATM
4 h323-conf-id String Unique call identifier generated by the gateway. Used to identify the separate billable events (calls) within a single calling session.
5 peer-address String Number that this call was connected to in E.164 format.
6 peer-sub-address String Subaddress configured under a dial peer.
7 h323-setup-time String Setup time in Network Time Protocol (NTP) format: hour, minutes, seconds, microseconds, time_zone, day, month, day_of_month, year.
8 alert-time String Time at which call is alerting.
9 h323-connect-time String Connect time in NTP format: hour, minutes, seconds, microseconds, time_zone, day, month, day_of_month, year.
10 h323-disconnect-time String Disconnect time in NTP format: hour, minutes, seconds, microseconds, time_zone, day, month, day_of_month, year.
11 h323-disconnect-cause String Q.931 disconnect cause code retrieved from Cisco IOS call-control application programming interface (Cisco IOS CCAPI).
12 disconnect-text String ASCII text describing the reason for call termination.
13 h323-call-origin String Gateway’s behavior in relation to the connection that is active for this leg. answer= Legs 1 and 3; originate= Legs 2 and 4; callback = Legs 1 and 3
14 charged-units Long Number of charged units for this connection. For incoming calls or if charging information is not supplied by the switch, the value is zero.
15 info-type String Type of information carried by media. 1=Other 9 not described; 2=Speech; 3=UnrestrictedDigital; 4=UnrestrictedDigital56; 5=RestrictedDigital 6- audio31; 7=Audio7; 8=Video; 9=PacketSwitched
16 paks-out Long Total number of transmitted packets.
17 bytes-out Long Total number of transmitted bytes.
18 paks-in Long Total number of packets received.
19 bytes-in Long Total number of bytes received.
20 username String Username for authentication. Usually this is the same as the calling number.
21 clid String Calling number.
22 dnis String Called number.
23 gtd-orig-cic String Originating carrier identification code, used in routing to identify the network.
24 gtd-term-cic String Terminating carrier identification code.
25 tx-duration String Duration, in ms, of transmit path open from this peer to the voice gateway for the call.
26 peer-id Long ID value of the peer table entry to which this call was made. If a peer table entry for this call does not exist, the value of this object is zero.
27 peer-if-index Long ifIndex value of the peer table entry to which this call was made. If a peer table entry for this call does not exist, the value of this object is zero.
28 logical-if-index Long ifIndex value of the logical interface through which this call was made. For ISDN media, this is the ifIndex of the B channel that was used for this call.
29 acom-level Long Average ACOM level, in dB, for the call (ACOM is the combined loss achieved by the echo canceler). 1 indicates that the level cannot be determined or level detection is disabled.
30 noise-level Long Average noise level for the call, in dBm.
31 voice-tx-duration String Duration, in ms, for this call.
32 account-code String Account code entered using the Acct soft key during call setup or when connected to an active call.
33 codec-bytes Long Payload size of the voice packet.
34 codec-type-rate String Negotiated coder rate. Transmit rate of voice/fax compression to its associated call leg for the call.
35 ontime-rv-playout Long Duration, in ms, of voice playout from data received on time for this call.
36 remote-udp-port Long Remote system UDP listener port to which voice packets are transmitted.
37 remote-media-udp-port Long Remote-media gateway UDP port.
38 vad-enable String Whether or not voice-activity detection (VAD) is enabled for the voice call.
39 receive-delay String Average playout FIFO delay plus the decoder delay during the voice call.
40 round-trip-delay String Voice-packet round-trip delay, in ms, between local and remote devices on the IP backbone during a call.
41 hiwater-playout-delay String High-water mark voice playout FIFO delay during the voice call.
42 lowater-playout-delay String Low-water mark voice playout FIFO delay during the voice call.
43 gapfill-with-interpolation String Duration, in ms, of the voice signal played out with the signal synthesized from parameters or samples of data preceding and following in time because of voice data not received on time (or lost) from the voice gateway for this call.
44 gapfill-with-redundancy String Duration, in ms, of the voice signal played out with signal synthesized from redundancy parameters available because of voice data not received on time (or lost) from the voice gateway for this call.
45 gapfill-with-silence String Duration, in ms, of the voice signal replaced with the signal played out during silence because of voice data not received on time (or lost) from the voice gateway for this call
46 gapfill-with-prediction String Duration, in ms, of voice signal played out with signal synthesized from parameters or samples of data preceding in time because of voice data not received on time (or lost) from voice gateway for this call.
47 early-packets Long Number of received voice packets that arrived too early to store in the jitter buffer during the call.
48 late-packets Long Number of received voice packets that arrived too late to play out with the codec during the call.
49 lost-packets Long Number of lost voice packets during the call.
50 max-bitrate Long Maximum bandwidth used by the video call.
51 faxrelay-start-time String Fax start time in a call. Multiple fax start/stop time stamps can exist in one call. Recorded for both VoIP and telephony call legs.
52 faxrelay-stop-time String Fax stop time in a call. Multiple fax start/stop time stamps can exist in one call. Recorded for both VoIP and telephony call legs.
53 faxrelay-max-jit-buf-depth String Depth of the jitter buffer, in ms.
54 faxrelay-jit-buf-ovflow String Number of jitter buffer overflow events during the call.
55 faxrelay-init-hs-mod String Initial high-speed modulation and baud rate negotiated at the time the call is connected.
56 faxrelay-mr-hs-mod String Most recent high-speed modulation and baud rate.
57 faxrelay-num-pages String Total number of transmitted and received fax pages.
58 faxrelay-tx-packets String Number of packets transmitted.
59 faxrelay-rx-packets String Number of packets received.
60 faxrelay-direction String Whether a fax was originated (transmitted) or terminated (received) by this gateway.
61 faxrelay-pkt-conceal String Packet loss concealment; number of white scan lines inserted (nonzero for outbound gateway only).
62 faxrelay-ecm-status String Whether error correction mode is enabled.
63 faxrelay-encap-protocol String Encapsulation protocol used for fax transfer.
64 faxrelay-nsf-country-code String NSF country code of the local fax device; country name per T.35, Annex A.
65 faxrelay-nsf-manuf-code String NSF manufacturer code of the local fax device.
66 faxrelay-fax-success String Whether fax transfer was successful, the transfer failed, or indeterminate.
67 override-session-time Long Override session time.
68 h323-ivr-out String AV pairs sent from the voice gateway to the RADIUS server that you can define. You can set (write) the value with a customized Tcl IVR script.
69 internal-error-code String Cause of failed calls. For more information, see the “Internal Error Codes” section on page 91.
70 h323-voice-quality String Value representing impairment/calculated planning impairment factor (ICPIF) of the voice quality on the connection provided by lower-layer drivers (such as the digital-signal-processor). Low numbers represent better quality.
71 remote-media-address String Remote-media gateway IP address.
72 remote-media-id Long Remote-media gateway DNS name.
73 carrier-id Long ISUP carrier ID.
74 calling-party-category String Best-fit calling party category value extracted from the Generic Transparency Descriptor (GTD). Sent in start and stop accounting messages for call legs 1 and 4. Optionally, this field also contains: •3-character country code representing the country variant extracted from the GTD Protocol Name (PRN) country field; •National value extracted from the GTD Field Compatibility Information (FDC) data field.
75 originating-line-info Long Sent in start and stop accounting messages for call legs 1 and 4.
76 charge-number String Charge number used for call.
77 transmission-medium-req Long Sent in start and stop accounting records for call legs 1 and 4.
78 service-descriptor String Gatekeeper-related.
79 outgoing-area String Gatekeeper identifier, or the destination zone or area, of the outgoing VoIP call.
80 incoming-area String Gatekeeper identifier, or the source zone or area, of the incoming VoIP call.
81 out-trunkgroup-label String Trunk-group label associated with the group of voice ports from which the outgoing TDM call leaves the gateway.
82 out-carrier-id String Carrier ID of the trunk group through which the call leaves the gateway or the partnering voice services provider identifier of the outgoing VoIP call.
83 dsp-id String DSP ID used for the current call.
84 in-trunkgroup-label String Trunk group label associated with the group of voice ports from which the incoming TDM call arrived on the gateway.
85 in-carrier-id String Carrier ID of the trunk group through which the call arrived or the partnering voice service provider identifier of the incoming VoIP call.
86 cust-biz-grp-id String SIP business group ID.
87 supp-svc-xfer-by String Transferor information in the REFER/BYE/ALSO of SIP call. Used only in SIP call transfer.
88 voice-feature String Type of feature: BXFER = Blind transfer; CFA = Call forward all; CFBY = Call forward busy; CFNA = Call forward no answer; CXFER = Consultative transfer; TWC = Two-way call
89 feature-operation String Feature operation.
90 feature-op-status String Success (0) or failure (1).
91 feature-op-time String Feature operation time. Time stamp of the operation start and stop time, if applicable for a given feature.
92 feature-id String Feature ID of the invocation. Identifies a unique instance of a feature attribute within a gateway. This number is incremented for each added feature attribute.
93 gw-rxd-cdn String Called number received in the incoming signaling message before any translation rules are applied.
94 gw-rxd-cgn String Calling number received in the incoming signaling message before any translation rules are applied.
95 gtd-gw-rxd-ocn String Original calling number received by the gateway.
96 gtd-gw-rxd-cnn String GTD connected number.
97 gw-rxd-rdn String Redirection number received by the gateway.
98 gw-final-xlated-cdn String Called number to be sent out of the gateway.
99 gw-final-xlated-cgn String Calling number to be sent out of the gateway.
100 gw-final-xlated-rdn String Final translated received number.
101 gk-xlated-cdn String Called number presented by the gatekeeper in the ACF RAS message. GK/GKTMP could modify the called number by appending a prefix or leave it unchanged.
102 gk-xlated-cgn String Calling number presented by the gatekeeper in the ACF RAS message. The GK/GKTMP could modify the calling number which is carried in the ACF nonstandard parameter.
103 gw-collected-cdn String Destination number collected by the gateway (application) that is used to route the call. Only applicable for 2-stage calls.
104 ip-hop String Maximum number of hops in the SIP invite message.
105 redirected-station String Redirecting number extracted from the redirect number parameter. Sent in start accounting messages for all call legs.; noa=Nature of address; npi=Numbering plan indicator; pi=Presentation indicator; #=Address of the redirecting number
106 subscriber String T1/channel associated signaling (CAS) or E1/R2 signal information about a subscriber.
107 in-intrfc-desc String Description assigned to the voice port of the incoming call.
108 out-intrfc-desc String Description assigned to the voice port of the outgoing call.
109 session-protocol String Session protocol used for calls between the local and remote router through the IP backbone. Always equal to “sip” for SIP or “Cisco” for H.323.
110 local-hostname String Local hostname that would be accessed or used by the SNMP MIBs.
111 backward-call-id String Sent in stop accounting messages for call legs 1 and 4. Also included in interim-update packets.
112 feature-id_field1 String Feature name. Two-Way Call (TWC), Call Forward All (CFA), Call Forward Busy (CFBY), Call Forward No Answer (CFNA), Blind Transfer (BXFER), Consultive Transfer (CXFER), Hold (HOLD), Resume (RESUME).
113 feature-id_field2 String Feature invocation time.
TWC CFA, CFNA, CFBY BXFER, CXFER HOLD/RESUME
114 feature-id_field3 String calling number feature status (frs) frs frs
115 feature-id_field4 String called number feature ID (fid) fid fid
116 feature-id_field5 String frs fcid fcid fcid
117 feature-id_field6 String fid legID XconsID legID
118 feature-id_field7 String fcid frson legID hrson
119 feature-id_field8 String legID fdcnt frson holding
120 feature-id_field9 String Not used fwder xsts held
121 feature-id_field10 String Not used fwdee Xor sl
122 feature-id_field11 String Not used fwdto Xee usr
123 feature-id_field12 String Not used frm Xto tag
 
1 comentário

Publicado por em 4 de julho de 2013 em VOZ e Telefonia IP

 

Uma resposta para “CDR NO CALLMANAGER EXPRESS USANDO FTP

  1. Querneu

    1 de agosto de 2019 at 18:50

    Você teria o projeto do exemplo do packet tracer?

     

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